Buscar
  • galrosa

A arte da maturidade: melhor tarde do que mais tarde!

Atualizado: 16 de jun.


há maturidade em aprender todos os dias

A arte da maturidade está em saber que "é melhor tarde do que mais tarde". Pois uma coisa que a maturidade nos faz, é enfrentar o que jogamos para baixo do tapete ao longo das décadas.


A maturidade está em perceber que estivemos errados por décadas, em assunto que a certeza parecia imutável. Ou que sabemos muito menos do que supúnhamos em muitos temas. Ou que boa parte do que aprendemos simplesmente não se aplica mais no contexto atual.


(...)mas o que permanece é a impermanência e o que é inexorável é a mudança.

Mais do que certezas, precisamos de posturas, como por exemplo a de ser o "eterno aprendiz" - (um aprendiz avançado é o que espero ser cada vez mais na segunda década dos “enta”, que estou trilhando).


Espero selecionar prioridades com mais sapiência. Para isso, trilhar o autoconhecimento.

E continuar alimentando a maturidade. Ter relações saudáveis comigo mesmo e com as pessoas. Estar ciente dos papéis sociais, mas saber que são papéis, apenas.


De aproveitar o tempo livre para fazer algo útil, de tocar um instrumento nem que eu seja a única pessoa que aguente.


Uma frase que li recentemente, que me pareceu bem melhor do que “antes tarde do que nunca”, foi

melhor tarde que mais tarde

Essa última traz em si uma noção de processo, aprendizado e de que é possível fazer.


Sigo ultimamente esse “mantra” em muitos aspectos de vida. Se fui preconceituoso, antes tarde que mais tarde vou reescrevendo o código de minha programação de visão de mundo e das pessoas.


Se negligenciei meu planejamento, bora agora planejar.


Se pisei feio na bola com alguém, antes tarde que mais tarde me desculpo.


Se fui sem foco por muito tempo, antes tarde que mais tarde serei disciplinado.


Se falharam minhas dietas, antes tarde do que mais tarde mudar de hábitos pra valer. E ser feliz com o corpo que tenho agora. Por aí vai…


Melhor tarde que mais tarde ter em mim cada vez mais a esperança, a autoestima, a fé sem dogmas, a caridade mais presente. Maturidade! Planos em ação!


Vejo ao meu redor pessoas idosas dizerem “sou assim mesmo, sempre fui, é tarde para mudar”. Posturas de intolerância cada vez mais acentuadas, isolamento social.


Tudo que pode ser mudado, antes tarde que mais tarde. Maturidade é vida! E vida é fluxo. Não sei quando o “nunca” vai chegar, ninguém sabe. Mas enquanto respirar, sempre buscarei fazer melhor. Antes tarde que mais tarde. Com o perdão e a esperança que essas palavras carregam.


Eduardo Ramires

founder

CEO da Broder App

e parceiro #60+TECH

embaixador Aging2.0


#60mais #agir #perdão #maturidade

-------------------------------------------------------



gif

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo