Buscar
  • galrosa

O que é Inteligência Artificial (IA)?

Atualizado: 16 de jun.



Inteligência artificial (IA) é um campo das ciências da computação, no qual máquinas realizam tarefas como aprender e raciocinar, assim como a mente humana.

A inteligência artificial potencializa computadores e máquinas para imitar os recursos da mente humana para solucionar problemas e tomar decisões.

A IA permite que os sistemas técnicos percebam o ambiente que os rodeia, lidem com o que percebem e resolvam problemas, agindo no sentido de alcançar um objetivo específico.

Sabe quando fazemos uma pesquisa na internet e dali por diante passamos a receber várias informações acerca daquilo que pesquisamos, até mesmo não estando mais precisando?

É a IA tentando te ajudar.

Mas temos que ser bem sinceros que ela AINDA NÃO SABE QUE TAMBÉM NOS CHATEIA COM ANÚNCIOS REPETITIVOS fazendo com que a gente CLIQUE NO X para não receber mais aquele "dito cujo" E AINDA EXPLICAR PARA O GOOGLE O MOTIVO DO DESINTERESSE.


Assim, vamos alimentando as IA s: com o nosso comportamento ao navegar por todos os campos da internet e redes sociais.

A IA é capaz de adaptar o nosso comportamento, até certo ponto, através de uma análise dos efeitos das ações anteriores e de um trabalho autônomo que vai agregando cada vez mais dados. Mas ainda assim, nada melhor do que ser atendido por GENTE DE VERDADE quando queremos resolver algum problema COM ALGUMA OPERADORA AO INVÉS DE CHAT BOTS, NÃO É MESMO?

Mas a IA já está transformando praticamente todos os aspetos da vida e da economia.

E É POR ISSO QUE NOSSOS DADOS SÃO O NOVO PETRÓLEO DA HUMANINADE, portanto...


SIM! As potências mundiais também disputam por eles. Como é o caso dos interesses não declarados mas NÍTIDOS entre China, Rússia e EUA por quererem deter o monopólio desse "novo petróleo", o qual atualmente parece ter a China como o jogador da vez nesse jogo de xadrez.

Mas a União Européia (UE) também se movimenta.

A inteligência artificial é considerada primordial para a transformação digital da sociedade e tornou-se uma prioridade da UE.

As previsões futuras trarão mudanças enormes

Contudo a IA já está presente no nosso quotidiano.

Vamos ver alguns exemplos?

Compras e publicidade online

A inteligência artificial é amplamente utilizada para fornecer recomendações personalizadas às pessoas, com base, por exemplo, nas suas pesquisas e compras anteriores ou outro comportamento online.

Pesquisa na web

Os motores de busca aprendem com você os alimentando com suas pesquisas e interesses e assim a IA acaba aprendendo o que você mais gosta ou quais as preferências de uma determinada cultura.

Assistentes pessoais digitais

Os smartphones usam IA para fornecer um produto o mais relevante e personalizado possível. Hoje em dia ao termos um celular temos que configurá-lo para nosso uso pessoal. E à medida que navegamos por ele, tudo que circula por ali diz respeito aos gostos pessoais e necessidades do dono.

E É POR ISSO QUE ESSE OBJETO SE TORNA CADA VEZ MAIS PESSOAL E ÍNTIMO.

Até mesmo para sua segurança.

Traduções automáticas

O software de tradução linguística, baseado em texto escrito ou falado, confia na inteligência artificial para fornecer e melhorar traduções.

O mesmo se aplica a funções como a legendagem automática, aquela do Youtube que NÃO FOI PRODUZIDA PELO EDITOR DO FILME MAS O YOTUBE "ouvindo e colocando na tela a tradução das falas".


E como ainda é um sistema em melhorias, lembrando que A IA SÓ MELHORA COM A NOSSA UTILIZAÇÃO, OU SEJA, CADA UM DE NÓS É QUE NUTRE O SISTEMA, é por isso que as legendas são muito falhas em muitas palavras mas eu já percebo com o passar dos anos o tanto que as traduções automáticas melhoraram.


Alguém se lembra quando o Youtube lançou esta função? Era bem pior...

Casas, cidades e infraestruturas inteligentes

As IA economizaram mais energia ao aprender com o nosso comportamento por exemplo... Em quais situações posso esquecer de apagar a luz ou fechar direito a porta da geladeira, ou desligar equipamentos ao fim do uso...

Carros

Que detectam situações perigosas e acidentes.

Cibersegurança

Os sistemas de IA podem ajudar a reconhecer e combater os ataques cibernéticos e outras ameaças

Inteligência artificial contra a COVID-19

tem sido usada no sistema de controlo térmico em aeroportos e em outros lugares, fornecendo dados para localizar a propagação do vírus COMO O APLICATIVO DO GOVERNO QUE TE INFORMA SE VC ESTÁ PRÓXIMO A PESSOAS COM COVID.

Combate à FAKE NEWS

Certas aplicações de IA podem detectar notícias falsas e desinformação por meio do controle das informações nas redes sociais, da procura de palavras sensacionalistas ou alarmantes e da identificação das fontes fidedignas.

Saúde

Estamos encontrando padrões que podem levar a novas descobertas em medicina e a outras maneiras de melhorar o diagnóstico individual, por exemplo, reconhecendo uma parada cardíaca à distância ou até mesmo atender pessoas em locais com precariedade de médicos.

Produção

A IA pode ajudar os fabricantes a tornarem-se mais eficientes da utilização de robôs na fabricação, da otimização dos caminhos de vendas dentre outras coisas.

A mão de obra humana está portanto cada vez mais migrando para a importância do uso do cérebro e desenvolvimento de habilidades para trabalho em grupo do que sendo empregadas em trabalhos repetitivos que máquinas podem fazer.

O Brasil ainda está bem atrasado neste ponto mas já podemos sentir no aumento do número de desempregados do país em contradição como o aumento bem mais significativo de abertura de vagas para trabalhadores que entendem de tecnologias e seus processos, contudo muitos ainda não qualificados.

Alimentação e agricultura

A Inteligência artificial pode ser utilizada na criação de um sistema alimentar sustentável permitindo alimentos mais saudáveis, minimizando a utilização de fertilizantes, pesticidas e irrigação, e contribuindo para a produtividade e a redução do impacto ambiental.

Um exemplo são os robôs poderiam remover ervas daninhas, diminuindo o uso de herbicidas.

Administração pública e serviços

Utilizando-se de dados e reconhecimento de padrões, a IA poderá alertar antecipadamente para as catástrofes naturais e permitir uma preparação e atenuação eficientes das consequências.

Ufa! Este assunto é muito extenso e ainda traz para o presente um futuro de muita discussão. Pois a ética humana é necessária para a colocação de limites e criação de leis e regras para o uso das IA sem falar do desenvolvimento da segurança para os novos tempos.


Muito muito diferentes do que há poucos 20 anos atrás não é mesmo?

E você? O que acha disso tudo? Comente na caixinha abaixo.


Gal Rosa

terapeuta ocupacional, especializada em gerontologia

e desenvolvedora do #60+TECH


#60mais #seniortech #inteligenciaartificial #ai


----------------------------------------------



gif



38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo